FAZEM-SE REVISÕES!



Será difícil para mim fazer o que vou fazer agora, mas não vou me eximir. Considerando que já bastam de tantos erros, e que se livros, monografias e textos importantes continuar a serem tratados sem o devido cuidado, vai continuar ocorrendo, para os donos dos escritos, situações vexaminosas como as que tenho observado.
  
Com tudo, veja o leitor que já fazem mais de cinco anos nos quais ofereço meus préstimos de revisão textual, e, até hoje, não houveram motivos suficientes para que algumas pessoas, que estavam realmente precisando deste tipo de serviço, não me contratarem.

Pode de fato não ter nada haver uma coisa com a outra, mas um amigo meu garante que isto se sucede por que todos tem um primo que, supostamente, entende de português, e revisa de graça. E senão é um primo é um amigo, um vizinho, uma tia... Tratam-se das chamadas revisões caseiras!


Agora o quê eu quero é ver o tal primo revisar esse texto e encontrar todos os 23 erros de concordância, regência, semântica, sintaxe e ortografia! E se por ventura o primo acovardar, da próxima vez não lhe chame, tão pouco ao vizinho, chame ao Cruz! 


------------------

Considerações
A dificuldade desse texto se dá justamente porque aí estão alguns dos erros típicos das pessoas cultas. Sim, porque os cultos também erram! Há certas dificuldades na Língua Portuguesa, no que concerne à chamada língua padrão (língua culta), que só os especialistas no idioma conhecem. São problemáticas ligadas muito mais à sintaxe (a parte mais complexa do português) do que à ortografia, como a maioria imagina. 
É basicamente por isso que aquele vizinho que fala bem, ou aquele primo estudado e inteligente, não servem (a não ser que sejam especialistas em língua portuguesa) para revisar o seu TCC.
Aqui o texto corrigido, seguido das devidas explicações


Cesar Cruz
Jun. 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário